Namoro Cristão - Pr. Erton

A Escolha Prudente


Tomaremos tempo agora discorrendo as qualidades que se deve buscar em um homem ou mulher que se ache apto para o casamento.
Nosso objetivo aqui é leva-los a se situarem dentro dos requisitos necessários para que se tenha uma relação feliz a dois. Porém se após estas considerações você julgar-se inapto para o casamento, não se desespere, pois você ainda está no maravilhoso tempo de preparo.

7 + 7 = 14 dicas para conservar um namoro


1.    Não pegue no pé. Dê liberdade. Não prenda. Respeite a individualidade. Por mais que queira proteger a pessoa que você ama, você é namorado e não pai ou mãe.

2.    Dê atenção. Ter amigos é importante, mas dê preferência à pessoa que você ama.

3.    Controle o ciúme. Ter algum ciúme é normal, mas quando esse sentimento vira paranóia o namoro se deteriora.

4.    Confiar inclui deixar que o par tenha os mesmos amigos de antes do namoro, e não xeretar as gavetas, as agendas e os telefonemas.

5.    Não açucare. Açucarar é ficar paparicando ou usar todos os doces de um livro de receitas para chamar o seu amor. Exemplos: docinho de coco, pudim, bombom.  Não há amor que resista a tanto melado.

6.    Discuta civilizadamente. Nos desentendimentos não ultrapasse os limites da civilidade. Não grite nem traga à tona velhos problemas.

7.    Se descobrir que o erro está com você, peça desculpas.

8.    Seja fiel. Não perca uma pessoa importante na sua vida só por causa de uma aventura. Coloque-se no lugar da outra pessoa. Ser passado para trás por quem a gente gosta é difícil, mexe com o amor-próprio.

9.    Não seja interesseiro. É superimportante que seu único interesse pelo seu par seja o amor. Dinheiro, status ou estar junto simplesmente para não ficar sozinho é enganar o outro e a você mesmo.

10.    Tenha segredos. Que delícia um namoro onde os envolvidos são superamigos, confidentes e têm segredos entre si! Dá um clima bom de cumplicidade.

11.    Não fale do ex. Saber que houve um antes já é um pesadelo. Imagine se você ficar todo o tempo falando e, pior, elogiando as coisas que um ex-namorado fazia. É tortura! E, com certeza, fatal para o amor.

12.    Aceite o outro. Não ligue se ele ou ela rói as unhas ou usa aparelho nos dentes. Você também não é sob medida.

13.    Continue sendo você mesmo. Não tente parecer diferente do que você realmente é. Ninguém consegue manter uma pose por muito tempo.

14.    Diga “te amo”. Todo mundo precisa ser querido, lembrado. Demonstre esse amor através de bilhetinhos,  um elogio, uma flor, um telefonema, qualquer gesto romântico.
(De Bem Com Você, CPB, p. 103)

Uma União com Risco Eterno


“Prezada irmã: eu soube de teu planejado casamento com pessoa que não se te acha unida na fé religiosa, e receio que não tenhas pesado cuidadosamente esta importante questão. Antes de dar um passo que há de exercer influencia sobre toda a tua vida futura insto contigo para que deis ao caso cuidadoso estudo e oração. Demonstrar-se-á esse novo parentesco uma fonte de verdadeira felicidade? Ser-te-á um auxílio na vida cristã? Será agradável a Deus? Será teu exemplo de molde que possa ser seguido por outros? 

“Que a mulher se entregue a Cristo antes de se entregar a qualquer amigo terreno, e não assuma nenhumas relações que entrem em atrito com isto”.
“Como uma pessoa que espera enfrentar essas palavras no juízo, eu te suplico que ponderes o passo que pretendes dar. Pergunta-te a ti mesma: ‘Não desviará um marido descrente os meus pensamentos de Jesus? Ele é amante dos prazeres mais do que amante de Deus; não me levará a apreciar as coisas de que gosta?”.

União em jugo desigual


Um estudo das orientações da Bíblia e do Espírito de Profecia.
Pr. Edinaldo Juarez, organizador.

Um Conselho Muito Claro.
“Nestes dias de perigo e corrupção, os jovens acham-se expostos a muitas provações e tentações. Muitos estão a navegar num porto perigoso. Precisam de um piloto; mas desdenham receber o muito necessitado auxílio, julgando que são competentes para dirigir seu próprio barco, e não reconhecendo que ele está prestes a dar num recife oculto, o qual lhes poderá causar o naufrágio da fé e da felicidade. Estão envaidecidos com o assunto do namoro e do casamento, e sua principal preocupação é conseguirem o seu próprio desejo.”  Mensagens aos Jovens, 443.

Não recomendadas associações mistas nem o exclusivismo social.


A palavra de Deus, em sua beleza e coerência, ensina que é perfeitamente possível tratar e acolher bem, ao que não é da mesma fé sem, contudo,  assumir laços mais estreitos com ele antes que se torne um membro do corpo de Cristo.

Contexto Bíblico - Recomendada a Separação.

I Cor. 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.

Lev. 20:26 E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.

A Nobre Origem de Zípora e o Verdadeiro Pecado, Motivo da Punição de Miriã.


Questões em debate: Era Zípora ou seu Pai, Jetro, adoradores de Baal ou outros ídolos? Seria correto pensar que Miriã foi punida por Deus por opor-se ao casamento misto de Moisés com Zípora?

Jetro, da Terra de Midiã.
Jetro ou Reuel era um homem temente e adorador do verdadeiro Deus. Ele morava na terra de Mídia, região de Horebe, na Arábia. Os Midianitas eram uma raça árabe, descendente de Quetura, esposa de Abraão (Gen. 25:1-4). Dominavam a costa para o leste do Golfo de Acaba. Jetro era sacerdote e xeique midianitas.  Conciso Dic. Bíblico, JUERP, pg. 122.
Jetro, Sacerdote de Midiã era um dos filos de Abraão

Conselhos sobre relacionamentos em jugo desigual


No Novo Testamento existem proibições semelhantes acerca do casamento de cristãos com ímpios. "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça?"
Laura, ousa desrespeitar estas direções claras e positivas? Como filha de Deus, súdita do reino de Cristo, aquisição de Seu sangue, como pode ligar-se a um que não reconhece Suas reivindicações, que não é controlado por Seu Espírito? As ordens que citei não são palavras de homens, mas de Deus. Mesmo que o companheiro de sua escolha fosse em todos os outros aspectos digno (o que, porém, ele não é), no entanto ele não aceitou a verdade para este tempo; é um descrente, e é pelo Céu proibida de unir-se a ele. Não pode, sem perigo para sua alma, desrespeitar esta ordem divina.

Casamentos Mistos - exemplos na Bíblia

Rute.
Os filhos  de Israel deviam ocupar todo o território que Deus lhes indicara. Aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de Seu caráter através de Israel, fossem os homens atraídos para Si. O convite do evangelho devia ser dado a todo o mundo. Mediante o ensino do sistema de sacrifícios, Cristo devia ser erguido perante as nações, e todos que olhassem para Ele viveriam. Todo aquele que, como Raabe, a cananita, e Rute, a moabita, tornassem da idolatria para o culto ao verdadeiro Deus, deviam unir-se ao Seu povo escolhido. À medida em que o número dos israelitas crescesse, deviam eles ampliar suas fronteiras, até que o seu reino envolvesse o mundo. P.Reis, 15

Casamentos Mistos
Se tu, meu irmão, és tentado a unir o interesse de toda a tua vida a uma menina jovem e inexperiente, a quem falta mesmo a educação nos deveres práticos e comuns da vida, cometes um erro; mas tal falta é pequena em comparação com sua ignorância acerca de seu dever para com Deus. Ela não tem ficado sem luz; tem tido privilégios religiosos e, contudo, não sentiu sua miserável pecaminosidade sem Cristo. ... Se, em teu envaidecimento, és capaz de eximir repetidamente ao culto de oração onde Deus Se encontra com Seu povo, a fim de desfrutares a companhia de uma pessoa que não tem o amor de Deus, e não vê nenhum atrativo na vida religiosa, como podes esperar que o Senhor faça prosperar tal união? Mensagens aos Jovens, págs. 437 e 438.

Associações com pessoas de outra fé - Casamentos mistos separação sem exclusivismo ou exclusão.


Recomendada a Separação

I Cor. 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.

Lev. 20:26 E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.

Jos. 23:6 Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dela não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda;
7 para que não vos mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis.

Juizes 2: 2 e, quanto a vós, não fareis pacto com os habitantes desta terra, antes derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?

Esd. 10:10 Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
11 Agora, pois, fazei confissão ao Senhor, Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado; separai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras.
12 E toda a congregação respondeu em alta voz: Conforme as tuas palavras havemos de fazer.

Ex. 34:12 Guarda-te de fazeres aliança com os habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no meio de ti.


Casamentos Não Recomendados

O jugo desigual nos escritos inspirados


Pr. Edinaldo Juarez, organizador

Casamentos Mistos
Se tu, meu irmão, és tentado a unir o interesse de toda a tua vida a uma menina jovem e inexperiente, a quem falta mesmo a educação nos deveres práticos e comuns da vida, cometes um erro; mas tal falta é pequena em comparação com sua ignorância acerca de seu dever para com Deus. Ela não tem ficado sem luz; tem tido privilégios religiosos e, contudo, não sentiu sua miserável pecaminosidade sem Cristo. ... Se, em teu envaidecimento, és capaz de eximir repetidamente ao culto de oração onde Deus Se encontra com Seu povo, a fim de desfrutares a companhia de uma pessoa que não tem o amor de Deus, e não vê nenhum atrativo na vida religiosa, como podes esperar que o Senhor faça prosperar tal união? Mensagens aos Jovens, págs. 437 e 438.

A Televisão


Meio de comunicação de maior penetração no mundo atual, a televisão é o instrumento por excelência da cultura de massa, pelo modo direto com que atinge um público numerosíssimo e pela capacidade de determinar comportamentos.
Televisão é um sistema eletrônico de transmissão instantânea de imagens (geralmente acompanhadas de som) para aparelhos receptores que são capazes de projetá-las num tubo de imagem ou numa tela.
Em termos mundiais, o sistema de televisão apresenta duas estruturas distintas: a privada e a estatal. Essa divisão não está necessariamente vinculada a sistemas políticos: em vários países de livre empresa, a televisão foi durante muito tempo estatal. Nos Estados Unidos, a televisão é privada e dominada por grandes redes jornalísticas. Em alguns países, o estado exerce certo nível de controle; em outros, controla inteiramente o sistema; em outros ainda, quase não interfere.

Sobrevivendo num Campus Secular


Você pensa na possibilidade de estudar num colégio adventista, mas lá não tem o seu curso preferido. O que fazer? Será que os horrores sobre a vida nas universidades seculares são verdadeiras? Será que você deve ir em frente, mesmo conhecendo os riscos? Ed Christian, Ph.D., professor de Inglês na Universidade Kutztown, Estados Unidos, o qual acompanha o drama de alunos adventistas e cristãos nas universidades seculares, diz que alguns desses comentários são reais. Os colegas o convidarão para ir a festas mundanas e tomar bebidas alcoólicas ou usar drogas. Você pode ter problemas com aulas aos sábados. E alguns professores tentarão persuadi-lo de que eles estão certos, e você, sua fé em Deus e a Bíblia, errados. "Eles fazem isso não para feri-lo", explica Christian, "mas porque acreditam que estão ajudando-o." 

Os Adventistas e as Jóias


JÓIAS NA BÍBLIA
Por ANGEL MANUEL RODRIGUEZ
Finalmente, após anos de debates às vezes calorosos, uma publicação nova aborda as dúvidas sobre o que a Bíblia ensina sobre o uso de jóias. O Dr. Angel Manuel Rodriguez, colunista da Adventist Review e diretor associado do Instituto de Pesquisas Bíblicas da Conferência Geral, colocou em palavras uma visão do assunto, sob o ponto de vista bíblico, livre de sentimentos e depois de muito pesquisar. Em 125 páginas, JÓIAS NA BÍBLIA explora as implicações de como a Bíblia lida com essa questão  e como isso se relaciona com a vida cristã.

Escolhendo o Companheiro de Vida… Conheça-te a ti mesmo!


Na escolha do companheiro de vida, como conhecer o outro e a si mesmo?
Como conhecer o outro e a si mesmo?
Emocionalmente comprometidos, temos a tendência de não olharmos de maneira honesta para nós mesmos e para quem estamos amando. Temos medo de descobrir as coisas desagradáveis. Mas precisamos identificar os nossos pontos fortes e fracos, se quisermos ter sucesso na escolha do cônjuge. Portanto:
a) Faça uma auto-avaliação. Formule para si perguntas acerca de suas necessidades de segurança, de reconhecimento, de interação, de novas experiências e de apoio emocional. Verifique se suas necessidades nessas áreas são normais ou excessivas. Até que ponto você tem necessidade de dar e receber amor? Quais são seus valores, ideais e metas?
b) Avalie a pessoa com quem quer se casar. Observe como ele(a) trata a família. Possivelmente isso terá relação com o tratamento dele para com você. Reflita sobre até que ponto seu futuro cônjuge necessita de segurança, reconhecimento e apoio emocional.  Identifique os hábitos, atitudes, valores e metas dele(a). Você pode fazer isso, conversando com ele(a), com os familiares e amigos dele(a) ou observando o seu comportamento.

O Uso da Música na Igreja


Por Samuele Bachiochi, Ph.D., Prof. Teologia                 
A controvérsia sobre o uso da música rock religiosa na adoração na igreja é fundamentalmente teológica, porque a música é como um prisma de vidro através do qual brilham as verdades eternas de Deus. A música divide esta luz em um espectro de muitas belas verdades. Os hinos cantados e os instrumentos tocados durante o culto na igreja, expressam o que uma igreja acredita sobre Deus, Sua natureza e Sua revelação para nossa vida presente e destino final.  
A música define a natureza da experiência da adoração revelando a forma e o objeto de adoração. Quando a música é orientada no sentido de agradar ao eu, então a adoração reflete a elevação de nossa cultura das pessoas acima de Deus. A tendência hedonística de nossa cultura pode ser vista na popularidade crescente de várias formas de música rock usada para adoração na igreja, porque elas fornecem uma auto-satisfação fácil.  
Muitos cristãos reclamam que os hinos tradicionais da igreja estão mortos, porque eles não tem mais nenhum apelo para eles. Por outro lado, música rock religiosa contemporânea lhes dá um "pontapé", - uma sensação aprazível. Aqueles que clamam por uma música eclesiástica que lhes ofereça satisfação pessoal, ignoram que estão buscando uma excitação física egocêntrica, em lugar de uma celebração espiritual das atividades criativas e redentoras de Deus centralizada nEle. 

O Risco de Negligenciar o Dever


Cumpre-nos guardar-nos do primeiro desvio da justiça; pois uma transgressão, uma negligência em manifestar o espírito de Cristo, abre caminho para outra e outra ainda, até que a mente é dominada pelos princípios do inimigo. Caso seja cultivado, o espírito de egoísmo se torna uma paixão devoradora, que coisa alguma senão o poder de Cristo pode subjugar. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 502.


Uma Obra Para Fazendeiros Cristãos

Estudo sobre o uso de gravuras no evangelismo


I.                    Seriam as gravuras usadas pela igreja Adventista no evangelismo, uma transgressão do segundo mandamento da lei de Deus?
II.                 Uma pesquisa  na Bíblia e no Espírito de Profecia nos dará uma resposta equilibrada.      

O SEGUNDO MANDAMENTO E O  SANTUÁRIO

A.     O que diz o segundo mandamento – Êx. 20: 4 e 5, Deut. 5:8-9
B.     Deus manda Moisés construir o santuário e ordena que seja fiel ao modelo por ele mostrado – Êx. 25:8-9.
C.     O que Moisés fez?
1.      EX. 25:18-20 – Dois querubins de ouro sobre a arca (37:7-9)
2.      Ex. 26:1 e 31 – Querubins bordados nas cortinas (36: 8)
3.       
O SEGUNDO MANDAMENTO E O  TEMPLO DE SALOMÃO

Relação do Vestuário Para com a Educação - "Em traje honesto." I Tim. 2:9.


Não poderá ser completa nenhuma educação que não ensine princípios corretos em relação ao vestuário. Sem tal ensino, a obra da educação é muitas vezes retardada e pervertida. O amor ao vestuário e a dedicação à moda acham-se entre os mais formidáveis oponentes e decididos embaraços que há para o professor.
A moda é uma senhora que governa com mão de ferro. Em muitíssimos lares a atenção, força e tempo dos pais e filhos são absorvidos em satisfazer suas exigências. Os ricos têm o desejo de suplantar uns aos outros ao sujeitar-se às modas que estão sempre em mudança; os de classe média e mais pobres esforçam-se por aproximar-se da norma estabelecida pelos que supõem acima de si. Onde os meios e a força são limitados, e o desejo de sobressair é grande, o peso se torna quase insuportável.
Para muitos não importa quão próprio ou mesmo bonito um vestido possa ser, no caso de se mudar a moda, tem de ser reformado ou posto de lado. Os membros do lar são condenados a uma faina incessante. Não há tempo para educar as crianças, tempo para a oração, ou para estudo da Bíblia; não há tempo para ajudar os pequeninos a se familiarizarem com Deus mediante as Suas obras.

Vida transformada


Todos os que se unem à igreja devem revelar uma transformação de caráter que demonstre sua reverência pelas coisas sagradas. Toda a sua vida deve ser moldada de acordo com o aprimoramento de Cristo Jesus. Os que se unem à igreja devem ser suficientemente humildes para receber instruções sobre os pontos em que são negligentes e em que podem e devem mudar. Eles precisam exercer uma influência cristã. Aqueles que não fazem mudança alguma nas palavras e na maneira de proceder, no seu vestuário ou em seus lares, estão vivendo para si mesmos e não para Cristo. Não foram criados de novo em Cristo Jesus, para purificação do coração e dos aspectos exteriores.
Os cristãos serão julgados pelo fruto que produzem na obra reformatória. Todo cristão genuíno mostrará o que a verdade do evangelho tem realizado para ele. Aquele que passou a ser um filho de Deus deve desenvolver hábitos de asseio e limpeza. Todo ato, por pequeno que seja, tem sua influência. O Senhor deseja tornar cada ser humano um instrumento por meio do qual Cristo possa manifestar Seu Espírito Santo. Os cristãos de modo algum devem ser descuidados ou indiferentes quanto a sua aparência exterior. Devem vestir-se com asseio e elegância, posto que sem luxo e sem adornos. Devem ser puros interior e exteriormente. Testimonies to Southern Africa, pág. 87.
Recebereis poder,  MM - 25 de março

Tempo de "Vigiar e Orar" em União


“Aproximamo-nos do fim do tempo. Abundantes serão as provações de fora, mas não permitais que venham de dentro da igreja. Negue o professo povo de Deus a si mesmo por amor da verdade, por amor de Cristo. "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." II Cor. 5:10. Todo aquele que ama deveras a Deus, terá o espírito de Cristo, e fervente amor por seus irmãos. Quanto mais o coração de uma pessoa estiver em comunhão com Deus, e quanto mais suas afeições se concentrarem em Cristo, tanto menos ela se perturbará com as asperezas e vicissitudes que encontrar nesta vida. Os que estão crescendo até à estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus, tornar-se-ão mais e mais semelhantes a Cristo em caráter, erguendo-se acima da disposição para murmurar e estar descontentes. Olharão com desprezo a possibilidade de serem críticos. ...

O Risco do Amor ao Vestuário


Não brinqueis, minhas irmãs, por mais tempo com vossa própria alma e com Deus. Foi-me mostrado que a principal causa de vossa apostasia é o amor que tendes ao vestuário. Isto leva à negligência de sérias responsabilidades, e mal vos achais possuidoras de uma centelha do amor de Deus no coração. Renunciai, sem demora, à causa de vosso desvio, pois é pecado contra vossa própria alma e contra Deus. Não vos endureçais pelo engano do pecado. A moda está deteriorando o intelecto e carcomendo a espiritualidade de nosso povo. A obediência à moda está penetrando nossas igrejas adventistas do sétimo dia, e fazendo mais que qualquer outro poder para separar nosso povo de Deus. Foi-me mostrado que as regras de nossa igreja são muito deficientes. Todas as manifestações de orgulho no vestuário, proibidas na Palavra de Deus, devem ser motivo suficiente para disciplina na igreja. Caso haja continuação em face de advertências e apelos e ameaças, perseverando a pessoa em seguir sua vontade perversa, isto poderá ser considerado como prova de que o coração não foi absolutamente levado à semelhança com Cristo. O eu, e unicamente o eu, é objeto de adoração, e um professo cristão assim induzirá muitos a se afastarem de Deus.
Há sobre nós, como um povo, um terrível pecado - termos permitido que os membros de nossa igreja se vistam de maneira incoerente com sua fé. Cumpre erguer-nos imediatamente, e fechar a porta contra as seduções da moda. A menos que isso façamos, nossas igrejas se tornarão desmoralizadas. Testemunhos Seletos, 1. pág. 600

Sobre deuses, astros e ídolos


Por que não é aconselhável a um cristão (ou a qualquer outra pessoa) ir ao cinema?
Este artigo procura explicar a influência que o “local cinema” pode ter na vida do indivíduo, relacionado a questões de espiritualidade, mente, comportamento e a aspectos fisiológicos. Este estudo não tem como intenção mostrar que filmes são indicados ou não para serem assistidos, ou se os filmes devem somente ser assistidos em casa (existem parâmetros bem definidos para isso na Bíblia e alguns textos de referência estão no fim deste artigo).

Aspectos psicológicos e sociológicos
1. Ritual religioso. Seja do ponto de vista evolucionista ou criacionista, sabe-se que o ser humano sempre teve a necessidade de adorar alguma coisa, algo, em algum lugar e vemos isso presente em todos os tempos, locais e culturas. Em termos de Semiótica e da Psicologia da Comunicação, é sabido que o ato de ir ao cinema se trata de um “ritual religioso”, por meio de uma representação dirigista, e que o cinema (o local) é comparado a um templo. Ou seja, pessoas desconhecidas, de diversos lugares convergem em um único ponto, em um lugar especial, específico (coisas especiais se fazem em lugares importantes) para “venerar” algo/alguém.

O que é jugo desigual?


Um Conselho Muito Claro.

“Nestes dias de perigo e corrupção, os jovens acham-se expostos a muitas provações e tentações. Muitos estão a navegar num porto perigoso. Precisam de um piloto; mas desdenham receber o muito necessitado auxílio, julgando que são competentes para dirigir seu próprio barco, e não reconhecendo que ele está prestes a dar num recife oculto, o qual lhes poderá causar o naufrágio da fé e da felicidade. Estão envaidecidos com o assunto do namoro e do casamento, e sua principal preocupação é conseguirem o seu próprio desejo.” Mensagens aos Jovens, 443.

Conselhos Inspirados


O Dever do cristão
“O crente faz então por Cristo um sacrifico que sua consciência aprovará, e que mostra que ele estima a vida eterna demasiado alto para correr o risco de perde-la. Sente que melhor lhe é permanecer solteiro do que ligar seus interesses por toda a vida com uma pessoa que prefere o mundo a Jesus, e que o buscaria levar para longe da cruz de Cristo”. Testemunhos Seletos, vol. I, pág. 576.

“A menos que o crente, mediante sua firme adesão aos princípios, conquiste o impenitente, há de, como é o mais comum, ficar desanimado, e vender seus princípios religiosos pela desvaliosa companhia de um ente que não tem ligação com o Céu. Deus proibiu rigorosamente o entrelaçamento, por alianças matrimoniais, de Seu povo com as outras nações”. Testemunhos Seletos, vol. I, págs. 577

Casamento de Crentes com Descrentes

Há no mundo cristão uma assombrosa, alarmante indiferença aos ensinamentos da Palavra de Deus a respeito do casamento de cristãos com descrentes. Muitos que professam amar e temer a Deus, preferem seguir a inclinação de seu próprio pensamento, em vez de tomar conselho da Infinita Sabedoria. Em assunto que concerne vitalmente à felicidade e bem-estar de ambas as partes, para este mundo e o próximo, são postos de lado a razão, o discernimento e o temor de Deus, e permite-se que o cego impulso, a obstinada determinação tomem o controle.
Homens e mulheres em outros aspectos sensatos e conscienciosos, fecham os ouvidos a conselhos; são surdos aos apelos e rogos de amigos e parentes e dos servos de Deus. A expressão de cautela ou advertência é considerada impertinente intrometimento, e o amigo que é bastante fiel para proferir uma advertência é tratado como inimigo. Tudo isto é tal qual Satanás o quer. Ele tece seu encanto em volta da alma, e esta se torna enfeitiçada, apaixonada. A razão deixa cair as rédeas do domínio próprio sobre o colo da concupiscência; domina a paixão profana até que, demasiado tarde, a vítima desperta para uma vida de miséria e escravidão. Não é este um quadro pintado pela imaginação, mas apresentação de fatos. Não é dada a aprovação de Deus a uniões que Ele proibiu expressamente.